top of page

Como ter uma super aliança ativa




Liderança

Um dos aspectos mais importantes de um líder é a referência. Quando a aliança tem uma boa liderança os membros conhecem muito bem quem está responsável pelas decisões, mesmo quando elas são feitas por um conjunto de pessoas. E para que não haja sobrecarga entre os membros da liderança, é importante que as tarefas sejam distribuídas entre eles. Um líder que lidera sozinho não conseguirá suportar o fardo por muito tempo. Uma boa aliança deve ter atividade 24h e ter pessoas para poder auxiliar o tempo todo.

As principais atividades da aliança são, eventos, expansão de território, guerra, comunicação e gerenciamento de membros. Ter pessoas com aptidão para cada uma dessas tarefas separadas, faz com que o trabalho não seja pesado para ninguém. E o mais importante de tudo é que sejam bem entrosadas para que quando um não puder agir o outro consiga assumir sem grandes perdas.


Poder

O principal aspecto que coloca uma aliança em destaque dentro do jogo é o seu poder. Poder significa maiores chances de vencer uma briga. Mas também significa maiores possibilidades de desenvolvimento tanto pela expansão territorial, captura de Behemoths como também pelos presentes da aliança contendo aceleradores, gemas e pontos de honra que te farão crescer muito mais facilmente.

Para se manter no top ranking de poder, as alianças devem constantemente encorajar os seus membros a subirem poder. Um dos modos mais conhecidos para se fazer isso são as metas de poder semanal. O próprio jogo premia a subida de 500k de poder por semana. Iniciando nessa base uma aliança com boa atividade consegue auxiliar na subida de até 700k de poder semanais mesmo em jogadores f2p (free to play).

Obviamente algumas singularidades devem ser observadas para que isso seja feito de maneira justa. Ao passar para o lvl 21 do Salão, por exemplo, pode-se ficar estacionado em um poder por dias até que se desbloqueie uma tropa de lvl 4 ou suba uma nova estrutura. Mas convidar os seus membros a dialogarem sobre as suas dificuldades ao subir poder também é uma estratégia para manutenção e crescimento da sua aliança.


Recrutamento

Se você deseja estar com os melhores membros, a sua aliança também deve passar pelo recrutamento de novos membros. É inevitável que algumas pessoas desanimem com o jogo ou não atinjam o requerimento de atividade necessário para manter a sua aliança. E para que a aliança continue a crescer um suprimento de novos membros é necessário. Isso se faz através do recrutamento.

O recrutamento básico vem geralmente daqueles jogadores sem aliança. No início do jogo ele pode ser feito pelo próprio chat do reino com o anúncio de que você está oferecendo vagas.

Se sua aliança for forte e bem administrada, naturalmente, muitas pessoas terão o interesse de se juntar a ela mesmo sem o recrutamento ativo. Se a demanda de membros para a entrada na sua aliança for muito maior do que a sua capacidade de recebê-los pense em criar uma “academia” ou mesmo ir transferindo membros entre as alianças da “familia”.

Depois que o reino ganha uma certa estabilidade é normal que a transferência de membros entre as alianças caia e então entra a fusão de alianças. Onde duas alianças que estão com membros com baixa contribuição ou ainda uma aliança que foi derrotada em batalha transfere seus membros para a aliança mais forte entre as duas, aumentando a atividade e possibilidade de crescimento desses jogadores.


Atividade


No entanto, não só no poder se garante uma aliança. Uma aliança muito poderosa mas com pouca atividade tende ao fracasso. Uma porque as pessoas vão lentamente desanimando do jogo, param de comparecer a eventos e com o tempo matando a própria aliança e principalmente porque não contará com números no campo de batalha podendo ser facilmente engolida por uma aliança menos poderosa, mas com boa atividade.

A atividade da aliança é tanto uma responsabilidade dos seus membros quanto da sua liderança que deve instigar seus membros a serem ativos.

Algumas dicas de formas para manter os membros ativos.

E-mails

O envio regular de e-mails com informes de decisões e dicas do que fazer são uma excelente forma de manter os membros interessados nas atividades da aliança.

Grande parte dos membros que não comparecem a eventos como capturas de Behemoths fazem isso por falta de orientação e medo de errar. Um bom e-mail, com instruções do que fazer pode trazer mais participantes para o evento.

Mas lembre de manter os e-mails o mais conciso que conseguir. Se mandar muitos e-mails seguidos e muito longos você terá o efeito oposto que será os seus membros pararem de ler por fadiga. Use com moderação.


Decretos

A diferença de um e-mail para um decreto é que os decretos irão ficar fixados e seus membros mesmo que entrem mais tarde na aliança terão acesso a ele. Use eles para estabelecer regras da aliança e dicas do cotidiano. Mas não se esqueça de revisar e apagar decretos muito antigos. Ao menos uma vez por semana passe limpando a caixa de decretos para que não confunda os seus membros a respeito de qual conduta adotar.


E-mails com verificação

Caso precise enviar um e-mail de grande importância utilize o recurso de verificação para confirmar que todos os membros da aliança estão cientes da mensagem do email.

Se estiver desconfiado que seus membros não estão lendo as mensagens, envie uma pegadinha pedindo para quem leu apertar no botão “vermelho”, assim conseguirá verificar em quem aperta no verde sem ler os emails.


Grupos no whatsapp/Telegram/Discord

Ter grupos fora do jogo também é uma boa estratégia para manter os membros ativos, pois leva a integração entre os membros e também dá acesso rápido a eles caso necessite que eles entrem no jogo em uma emergência como uma guerra surpresa ou um evento que tenham esquecido que está para acontecer.

Lembre-se de moderar esses grupos para manter o ambiente agradável para todos, e tentar manter as conversas mais estritas ao jogo para que as informações não se percam, mas se todos concordarem em compartilhar o dia-a-dia essa é a parte que cria vínculos mais profundo e mantém os membros unidos mesmo após tempos às vezes mesmo após nem estarem pertencendo a mesma aliança.


Reuniões

Fazer reuniões periódicas com os seus membros para discutir decisões ou apenas conhecer melhor suas dificuldades são a estratégia mais eficaz para criar vínculos e manter os seus membros atentos a tudo o que acontece, principalmente no início do jogo.

Sempre que uma grande decisão é tomada dentro do jogo, como a fusão entre alianças, início ou fim de uma grande guerra, mudança de temporada, etc. é interessante que se faça uma reunião no discord com os membros para que eles se sintam pertencentes a decisão e possam expor as suas opiniões acerca de como se sentem a respeito do caminho tomado. Esse tipo de conduta evita muitas fofocas de bastidores e pode prevenir futuras brigas internas por ressentimentos não discutidos ou má comunicação.


Auxílio aos iniciantes.

Para quem já joga há algum tempo é difícil lembrar que 90% dos jogadores que iniciam em um novo servidor não fazem idéia das mecânicas envolvidas no jogo e a importância das decisões tomadas no início do game. Para que sua aliança vingue é essencial que haja algum tipo de suporte para os jogadores que estão iniciando, seja a indicação de vídeos que ele pode assistir para se preparar melhor, como reuniões realizadas com o único intuito de dar dicas e explorar mais profundamente o desenvolvimento desses jogadores dentro do jogo.

Um dos decretos mais importantes que toda aliança deveria manter fixado ao menos durante a primeira temporada são os requisitos de evolução do Salão.

Dicas de pareamento de comandantes e árvores de talento sempre são bem vindas no discord

Mas o mais importante de tudo é a empatia, sempre se lembre de como você começou e de todo o auxílio que teve para atingir o conhecimento que está transmitindo.


356 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Imhotep

bottom of page