top of page

Centro de Alianças


“A guerra é uma extensão da política - só as boas relações diplomáticas podem garantir o desenvolvimento a longo prazo de uma civilização. Através Centro de Aliança você pode encontrar uma aliança à qual deseja participar e conquistar a terra com seus aliados. Além de poder ajudar os seus aliados a crescerem e ser ajudado por eles”




O Centro da Aliança é o edifício principal para ajudar e obter ajuda dos membros da sua aliança. Quando você pressiona o botão Ajuda da Aliança, os membros da sua aliança verão uma "Mão" sobre este prédio em sua cidade e quando pressionam, o tempo restante na fila diminui. Você pode ser ajudado com a construção, pesquisa e cura de tropas. (O treinamento e a reunião de tropas não se beneficiam do centro de alianças.)


Outra ferramenta do Centro de Alianças é a possibilidade de receber aliados na sua cidade, no entanto esse recurso pode ser tanto muito útil como te colocar em uma situação complicada. Confira detalhes da Seção Reforços.



Mecânica da ajuda no Jogo

A quantidade de tempo removida por ajuda é 1% do tempo restante ou 1 minuto, o que for maior.

O valor pode ser aumentado pesquisando Juntos Nós Subimos na Tecnologia da Aliança. Na pesquisa de nível máximo, cada ajuda será de 1% ou 3 minutos, o que for maior. O Centro da Aliança começa com um número máximo de 5 ajudas e isso aumenta em 1 por nível adicional.


Alguns exemplos de como isso funciona:

Nesse exemplo temos o calculo com diferentes tempo e diferentes níveis de tecnologia. O tipo de atividade (construção, Pesquisa ou Cura) não irá interferir no resultado, mas sim o tempo total restante para realização da atividade ao pedir a ajuda. Em será sempre escolhido a forma que reduzirá a maior quantia de tempo. Em alguns casos nos aproveitamos da redução em porcentagem, em alguns os minutos.


Um clássico uso desse recurso é a cura rápida das tropas:

Vale a pena lembrar que esse recurso tem um limite para cura para combater os players que abusavam desse recurso utilizando bots que apertavam na cura e desbalanceavam os combates. O limite atual é de aproximadamente 1000 ajudas para cura por jogador. Esse limite não existe para construções e pesquisas.


Exemplo da Ajuda em Pesquisas longas:


Recomendo que o Centro da Aliança seja uma das primeiras estruturas a serem atualizadas após a Prefeitura. Jamais use aceleradores antes de receber todas as ajudas que pode e não saia da aliança também ou perderá a possibilidade de receber as ajudas restantes.


Reforço da Cidade:


Quando se está recebendo um ataque á sua cidade, seja ele um rali ou marchas solo, seus aliados da mesma aliança podem te ajudar reforçando a sua cidade. A quantidade de tropas que ele podem colocar na sua cidade irá depender do nível do seu Centro de Aliança. Outros fatores também podem aumentar a sua capacidade de guarnição como a civilização Grã-Bretanha e tecnologia de kvk da Era da Conquista.

Essas tropas extras são contadas como suas próprias tropas e ajudam a resistir ao ataque inimigo e causar mais dano ao exército inimigo da mesma forma que um reforço à bandeira ou estrutura.

Uma outra utilidade do reforço ás cidades é poder se abrigar na cidade do amigo por diversas necessidades como:

  • Pegar carona

Em alguns momentos do jogo pode acontecer de você precisar ir para o mesmo local que um ou muitos outros jogadores da mesma aliança. No entanto só precisar de uma única tropa nesse local, então não compensa que todos teleportem para esse local. Nesse caso, um dos recursos muito utilizados é o reforço da cidade de um dos membros da aliança (o com maior capacidade de reforços) esse membro teleporta e assim todos levaram suas tropas para aquele local.

Exemplos de situações em que esse recurso é utilizado são Ruinas e Altares da Escuridão no kvk, construção de fortalezas distantes do território da aliança, abertura de ralis em outros jogadores ou estruturas distantes, etc.

  • Teleportar

Teleportar é basicamente o contrario da Carona. Algumas vezes você precisa imediatamente teleportar para outro local no entanto tem alguma tropa longe da sua cidade e como a regra diz "Não é possível teleportar com tropas no mapa". Então uma solução rápida e eficaz é retirar as tropas do mapa colocando elas na cidade de um amigo ou uma estrutura da sua aliança liberando assim a sua cidade para o teleporte.

  • Terminar uma Batalha

Essa é a forma de batalha mais irritante na minha opinião no entanto muito eficaz, caso esteja brigando com um inimigo perto da cidade de um aliado e ou esteja perdendo ou apenas deseje que o inimigo perca o foco em você basta entrar na cidade do colega! A batalha irá se encerrar imediatamente, se quiser pode sair e voltar a bater no inimigo iniciando uma nova batalha com a vantagem de estar recebendo apenas o contra-ataque até que ele volte a focar em você.

  • Pegar um Relatório

As tropas de reforço estão participando da batalha, então recebem o relatório no fim mesmo que participem por apenas alguns segundos do reforço. Por isso, você verá algumas pessoas enviando poucas tropas à cidade de um membro da aliança que está recebendo um ataque. Isso é apenas para sanar a curiosidade de saber o resultado completo da batalha mesmo que lhe custe algumas tropas (Confira a Seção de Tropas Mortas para entender).

  • Pegar Impulso

Esse é um dos recursos mais básicos e mais usados no jogo. Teleportar em linha ao torno da estrutura que deseja proteger e apenas andar de cidade em cidade até a estrutura sem que o inimigo possa atacar suas tropas. Ou se precisa rapidamente chegar a um destino pula alguns centímetros de terra entrando de um lado da cidade e saindo no lado oposto que pode potencializar a sua velocidade caso seu comandante tenha talento de velocidade extra ao deixar estruturas.


No entanto, existem alguns pontos que precisam ser cuidadosamente analisados quanto ao beneficio do reforço:

  • Seu aliado terá tropas mortas

Por regra você só tem tropas mortas quando ataca diretamente uma estrutura, defende uma ou tem tropas gravemente feridas acima da sua capacidade de hospital.

Ao receber um ataque à sua cidade você entra na regra da capacidade de hospital, então, enquanto houver capacidade de acomodação de tropas gravemente feridas, nenhuma das suas tropas morrerá. No entanto, os seus aliados que estão reforçando a cidade entram na regra de reforço de estrutura, então as tropas gravemente feridas deles estão morrendo imediatamente. Por isso, em 99% dos casos não compensa reforçar a cidade dos membros da aliança a menos que isso dê a ele uma grade vantagem sobre o inimigo a ponto de compensar as perdas que a aliança terá em tropas ao fazer isso.

  • Você não poderá usar escudo

Existem duas situações em que você não pode usar um escudo, se o seu Frenesi de Guerra estiver ativo e se houverem reforços na suas cidade. Portanto, caso esteja recebendo um rali ou qualquer ataque que seja a sua cidade, sempre verifique se não há reforços no seu centro de alianças antes de tentar usar o escudo ou pode ser que não consiga usar e isso te custe muitas tropas como vemos no exemplo abaixo.




Requisitos para Atualização do Centro de Alianças:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page